
Gestão em Saúde
A SoulMed realiza e atua junto com o empresário e colaboradores para que o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) seja efetivo e melhore a qualidade de vida no trabalho:
RELATÓRIOS GERENCIAIS
São relatórios baseados na produtividade do período, sendo possível o acompanhamento do cliente. São disponibilizadas as seguintes informações:
· Número total de exames realizados. (Relatório Anual).
· Convocação e cronograma de exames. (Convocação exames médicos periódicos).
· Controle de realização dos exames por empresa/filial.
· Controle de vencimentos dos documentos (PPRA | PCMSO).
RELATÓRIO ANUAL
É a análise dos exames médicos ocupacionais realizados ao longo do ano e após esta análise é gerado o relatório anual, que é um resumo de todos os exames ocupacionais realizados durante o ano, este relatório é obrigatório conforme as NRS vigentes e deve estar atualizado e a disposição para efeitos de fiscalização.
GESTÃO DE EXAMES OCUPACIONAIS
É o gerenciamento e controle dos exames ocupacionais, com emissão de relatórios de acompanhamento que trazem todas as informações importantes para o conhecimento da saúde ocupacional da população da empresa, facilitando ao médico do trabalho desenvolver ações preventivas.
EXAMES MÉDICOS OCUPACIONAIS
Administração, organização e cumprimento dos exames médicos de saúde ocupacional (admissionais, demissionais, mudança de função, retorno ao trabalho e exames periódicos).
A SoulMed conta com diferencial que realiza as consultas clínicas para atender os funcionários e proprietários, diminuindo as taxas de absenteísmo, e também atua junto com a Homologação de atestados Médicos, reavaliando e auxiliando o colaborador para retornar ao trabalho com segurança.
EXAMES LABORATORIAIS COMPLEMENTARES
É a realização de exames complementares definidos pelo PCMSO. Utilizando sua estrutura, a SoulMed – sob consulta – disponibiliza uma equipe multidisciplinar para realizar os exames laboratoriais, seguindo os padrões técnicos necessários.
Para melhor atender as empresas clientes, os exames podem ser realizados nos seguintes locais:
· Ambulatórios Própriosna sede SoulMed;
· Nas redes credenciadas SoulMed: em todo território nacional;
· Nas dependências da empresa (in company);
EXAMES COMPLEMENTARES REALIZADOS NAS DEPENDÊNCIAS DA SOULMED:
AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL
É realizada por um profissional psicólogo, por meio de análise da história clínica pessoal e ocupacional, sendo utilizados testes psicológicos específicos, efetuada no trabalhador que atua ou que atuará em trabalhos em espaço confinado (NR33) e altura (NR 35), gerando um parecer que servirá de auxílio ao médico do trabalho no julgamento de sua aptidão para determinada função.
ACUIDADE VISUAL
É medida colocando a pessoa a ser testada e pedindo para ler optotipos (letras, números, símbolos ou figuras) de tamanhos cada vez menores. É a capacidade do olho para distinguir detalhes espaciais, ou seja, para identificar o contorno e a forma dos objetos. Dependerá de fatores que avaliam a nitidez que a imagem chega na retina, da saúde das células retinianas e da capacidade de interpretação do cérebro.
AUDIOMETRIA OCUPACIONAL
A audiometria ocupacional deve ser realizada na admissão, seis meses após a contratação, anualmente e na demissão do funcionário, pois todo trabalho que exige exposição intensa ao ruído deve ser feito o exame e o acompanhamento para evitar problemas que podem até causar a perda definitiva da audição.
ESPIROMETRIA
Busca medir o volume e a velocidade do ar com o objetivo de diagnosticar doenças pulmonares e respiratórias. A espirometria ocupacional avalia a saúde de trabalhadores que têm contato direto com poluentes e que, podem vir a adquirir doenças no seu ambiente de trabalho.
EEG (ELETROENCEFALOGRAMA)
É um exame de diagnóstico que registra a atividade elétrica do cérebro, sendo utilizado para identificar alterações neurológicas. Geralmente é feito com o implante a fixação de eletrodos, com um gel condutor, em áreas do couro cabeludo, de forma que as atividades cerebrais são captadas e registradas através de um computador.
ECG (ELETROCARDIOGRAMA)
É um exame feito para avaliar a atividade elétrica do coração, observando o ritmo, a quantidade e a velocidade das suas batidas a partir de eletrodos fixados na pele. É caracterizado pela variação na quantidade de íons de sódio dentro e fora das células musculares cardíacas.
PCA – PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA
São medidas técnicas e administrativas capazes de diminuir, ao longo do seu desenvolvimento, perdas auditivas decorrentes da exposição a altos níveis de pressão sonora no trabalho.
A SoulMed busca:
•Atender as necessidades da legislação trabalhista e previdenciária.
•Respaldar a empresa nos aspectos legais e nos processos judiciais de reclamações trabalhistas.
•Manter certificações relacionadas à saúde, segurança, qualidade e meio ambiente.
•Adequar às despesas da empresa com adicionais de insalubridade e aposentadoria especial.
•Construir medidas preventivas, que sejam eficazes para diagnóstico precoce e estabilização dos casos de perdas auditivas ocupacionais.
• Melhorar a qualidade de vida dos colaboradores preservando a audição.
• Identificar os colaboradores com problemas de audição que não estejam relacionados ao trabalho, podendo encaminhá-los para adequado diagnóstico e tratamento do caso.
PPR – PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
O objetivo das diretrizes do PPR é a proteção respiratória do colaborador contra a inalação de contaminantes no ar e a possível deficiência de oxigênio na atmosfera do ambiente de trabalho. De acordo com as exigências do PPR, a utilização dos equipamentos de proteção respiratória é adequada para garantir um completo resguardo do colaborador contra os riscos existentes nos ambientes de trabalho. Além disso, são realizados treinamentos para garantir o uso correto desses aparatos por parte da equipe.
ANÁLISE ERGONÔMICA
A análise ergonômica é realizada através da vistoria técnica de um profissional habilitado e tem como finalidade formar parâmetros para adaptação das condições de trabalho dos colaboradores às suas características psicofisiológicas, oferecendo o máximo de conforto, segurança e eficiência de desempenho. A realização é feita a cada alteração de mobiliário ou alteração no ambiente de trabalho, cujo objetivo é avaliar o mobiliário dos postos de trabalho administrativos, considerando as exigências biomecânicas das tarefas desenvolvidas pelos profissionais e de diagnosticar as condições do meio ambiente e de organização do trabalho, a fim de apresentar um parecer detalhado quanto às eventuais necessidades de melhoria e possíveis adequações. A ergonomia é parte integrante das normas regulamentadoras e deve estar articulada com as demais normas de Segurança e Medicina do Trabalho, em particular com o Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional – PCMSO – e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.